O que é Chuunibyou?

Chuunibyou é uma gíria japonesa que pode se traduzida aproximadamente como “Síndrome do 2º ano do Ensino Médio” (sendo o equivalente aqui para ao nossa 8ª série do ensino fundamental, para entende mais sobre a educação japonesa veja aqui) Pessoas com chuunibyou geralmente agem como um adulto, e menosprezam os que os adultos em geral, sendo que muitos que possuem chuunibyou acreditam que possuam poderes especiais e que são diferentes do resto das pessoas.

6183331_m

Existem 3 tipos principais de Chuunibyou, isso baseado no livro  Chuunibyou User Manual

DQN (DQN系, dokyun kei)

Aquele que finge ser antissocial, ou age com um delinquente mesmo realmente não sendo um.  Criam histórias sobre o comportamento comum de gangues como brigas ou se orgulham de conhece sobre está subcultura. DQN é uma gíria para “pessoa antissocial” ou “delinquente chato”.

Subcultural/Hipster (サブカル系, SubCul kei)

Prefere o não mainstream ou tendências menos conhecidas e estabelece-se como sendo especial. Pessoas desse tipo realmente não amam a sua  própria subcultura, mas sim esforçar-se para obter o fator “cool” por não ter os mesmos interesses que os outros.

Evil Eye (邪気眼系,  Jyakigan kei)

Pessoas que admiram poderes místicos e pensam que possuem  algum poder oculto dentro deles . Este tipo também é conhecido como o tipo delirante.

Esta fase é bastante comum entre o desenvolvimento da maioria das pessoas, ocorrendo obviamente na adolescência, onde muitos de nós passamos por completo idiotas . No entanto, o problema é que existem alguns adultos que têm este sintoma.

Chuunibyou de longe é um problema mental ou do tipo, mas sendo um problema muitas vezes psicológico quando é a via de escape da realidade, infelizmente pelo que saiba tem muitas pessoas que possuem chuunibyou no país de origem do termo, e este acaba sendo um problema social por muitos não superarem esta fase depois da vida adulta e pelos problemas que muitos que tem chuunibyou passam durante está fase por conta da não aceitação das pessoas em geral a este fato.

2531208_m

Este termo comum no Japão desde 1999 que foi a primeira vez que foi usado, acabou por se apenas conhecido por nós ocidentais recentemente, isto por conta de animes que abordaram este tema, falarei possivelmente amanhã e depois de dois animes que abordam este tema de formas bem diferentes.

Fontes: Pixiv Encyclopedia, Urban Dictionary

4 Respostas para “O que é Chuunibyou?

  1. Pingback: Chuunibyou demo Koi ga Shitai ! – O lado bom e romântico de se ter Chuunibyou | Only Good Animes·

  2. Pingback: Kuro no Maou 2 | KUORK·

  3. Pingback: Chuunibyou demo koi ga shitai – Papeando sobre animes (˳˘ ɜ˘)˳ ♬♪♫ | Welcome To My World·

Seu comentário é sempre bem-vindo!