Ozuma é o mais recente trabalho de Leiji Matsumoto um diretor que realmente admiro. Esse anime como disse desde o inicio não é algo genial, original ou inovador, mas mesmo tendo vários clichês é um bom anime, e recomendo a todos.
Ozuma se passa num universo pós-apocalítico, algo que se vê em vários animes e em outras mídias como em filmes americanos. As causas para esse mundo surgir são as drásticas mudanças climáticas. Mesmo que sempre se fala disso é algo que tem que se repetido mais e mais para conscientizar as pessoas de que não podemos manter o mesmo estilo de vida atual sem consequências futuras.
Voltando ao anime. Ozuma tem como personagem principal o garoto Sam, o tipico herói dos animes de Leiji Matsumoto: impulsivo, bobo em vários momentos mas sempre fiel aos seus ideais. No primeiro episódio vimos o nosso jovem herói salvando a nossa tradicional garota misteriosa Maya de perseguidores, que são clones geneticamente modificados para serem superiores aos humanos normais, as Ideal Children que dominam esse mundo.
Em Ozuma, temos algumas batalhas entre o capitão Gido do lado das Ideal Childen e a capitã Bainas que pode se considerada a líder dos humanos normais que ainda sobrevivem nesse mundo chamados Natura e também a guardiã de Sam. Mesmo essas batalhas sendo um pouco excitantes acabam não tendo nada demais.
Temos como esperado as explicações da importância da Maya para Gido e companhia. Como eu já esperava, Maya pode se considera a deusa deles e é necessária para eles com a última humana ”original” antes das Ideal Children que se clonou várias e várias vezes e tem o poder junto com Ozuma que eu achava que tinha pouca importância na serie e que se mostrou sendo com um armazém com todas as especies da Terra. Posso a compara isso um pouco a Hotel a maneira de salvar a Terra, mas não o ser humano.
Mesmo Ozuma não sendo um anime genial ele passa uma ótima lição em seus últimos minutos. Mesmo eu considerando que nós já deveríamos saber disso, mas sempre é bom repetir: ” Os seres humanos não são deuses. Viver, amar o próximo. Isso é tudo que a humanidade é capaz”.
Temos que parar de pensar que somos superiores a natureza. A natureza depende de nós e nós dependemos dela, então temos de cuidar dela enquanto ainda temos tempo.
Notas:
Animação: 8
Amo o traço das obras de Leiji Matsumoto e achei ótimo rever ele. O único problema da animação de Ozuma é seu CG que está muito mal feito.
História: 6
A historia é bem fraca mas tem o necessário para ser divertida.
Música :4
Musicas de abertura e encerramento extremamente chatas na minha humilde opinião.
Pingback: Cine Anime 9 – Interstella 5555 – Não precisa de palavras para conta uma historia « Only Good Animes·