Hyouka 12/13 – O agitado festival escolar

Algo que vocês podem ter notado é que eu não estou postando mais as analise dos episódios de Hyouka toda a semana como era de costume, e como uma pessoa que respeita quem ler esse humilde blog tenho que dar alguma explicação sobre isso, eu estou um pouco sem tempo por causa do trabalho( será que eu consiga outro logo),mas mesmo com pouco tempo eu não paralisarei esse blog, posso até posta com uma frequência menor, mas sempre terá um texto novo aqui toda semana. Sobre Hyouka continuará sendo de duas em duas semanas sempre comentando sobre dois episódios por post.

Agora que já expliquei minha situação, irei começar a fala desses episódios que são os episódios iniciais do esperado arco do Festival  Kanya.

Como já era de se espera, sempre aparece algum problema para o personagens principais em eventos grandes como esse, não era surpresa nenhuma que nosso queridos personagens não passariam ilesos. Já começa com problemas com a quantidade de antologias que publicaram, depois a localização do clube, a falta de propaganda e o tempo sendo uns dos maiores problemas. Na tentativa de ajudar os seu clube com presidente Chitanda A Fofa, tenta procura ajudar indo fala com o presidente do conselho estudantil, mas como já de esperado dela ela passa o episódio todo tentando chega lá, por sempre para no caminho para ver algo, desde jogar RPG, tira fotos e muito mais. Ela me lembra uma criança indo as compras com a mãe, a criança vai compra apenas um item, mas antes de consegui chega a seu destino para em todos os lugares onde se ver algo de interessante. Nesse 12º episódio tivemos como foco a Chitanda e sua fofura em meio a agitação desse festival escolar.

Como a Chitanda tomou o papel de personagem principal por um episódio, no 13º foi a vez de Satoshi e Ibara tomarem a cena do nosso pobre Houtarou, que passou esses dois episódio encarregado das vendas da antologia de Hyouka, e o pronto que quero destaca é como uma simples caneta velha dada pela sua irmã, se transformou em uma pistola d’água num processo de escambo.

O que posso destaca nesse episódio além da singular propaganda do Satoshi, é a pequena discussão entre Ibara e a presidente do Clube de Manga, que começou com a presidente dizendo que é inútil escrever reviews  de mangas, porque cada um tem sua opinião diferente, sim isso é verdade,mas nos escrevemos reviews não para impor nossa opinião, mas para compartilha ela com o maior numero de pessoas possível, dessa discussão saiu a pergunta o que é obra-prima, na opinião da presidente é uma obra de dure por longos anos continuado a se relevante as pessoas, e pela da Ibara uma obra-prima já nasce como obra-prima, para mim uma obra-prima em qualquer seguimento da arte é aquela obra que mudou o modo de ver das pessoas por causa dela. Por cita como exemplo Dom Casmurro de Machado de Assis, Paprika de Satoshi Kon, nos mangas todos os de Osamu Tezuka com destaque em Astro Boys, Metropolis, Black Jack e Adolf.

Eu gostaria de saber o que vocês pensam sobre o assunto, por isso aqui e na pagina do Facebook terá uma pequena pesquisa.

Voltando a Hyouka, nesse 13º episódio teve uma previa para um pequeno mistério de roubos estranhos no festival, esse dois episódios mostram para mim que Hyouka consegue se sair muito bem sem mistérios como ponto principal da trama.

Nesse episódios tivemos uma nova abertura e um novo encerramento para a série.

Mesmo gostando dessa nova abertura ainda prefiro a outra.

Bela referencia a Holmes, a musica é mais um pop um tanto genérico, mas gostei dela mesmo assim, mas como disse no caso da abertura, eu prefiro a antiga.

 

 

 

Seu comentário é sempre bem-vindo!

