Cine Anime 7- Tsumiki no Ie – Mergulhado nas memorias

Tsumiki no Ie ( La Maison en Petits Cubes), é um curta criado por  Kunio Katō, que  ganhou Oscar de melhor curta de animação de 2009.

Esse curta conta a história de um idoso que vive em uma cidade que esta submersa pela  água, as poucas casas que estão acima da água se tornaram especies de piramides, onde sempre que a água sobre mais os moradores são obrigados a construírem novos andares cada vez menores. Um dia, ao se ver obrigado a construir um andar ainda menor em sua casa por causa da água que já começava á toma seu lar. Ele perde seu cachimbo que cair na água e vai para em um andar mais baixo de sua casa. Na busca de um novo cachimbo, ele decide comprar uma roupa de mergulho e ir atrás do velho. Ao mergulhar, passa a reviver toda a história dele,de sua família e de cada andar .

Nesse curta tem varias metáforas que ficam abertas á todo tipo de  interpretações diferentes. Por exemplo as estruturas em forma de piramides podem representa como a vida decaiu sendo que progressivamente vai se tornado mais e mais vazia, ou o pequeno cubo onde se encontra o velho homem representa a insignificância dele perante a sociedade ao redor. Até por a cidade esta inundada tem para alguns é uma representação do nosso futuro por aquecimento global. Todas essa teorias são interessantes,mas esse curta não tem como principal intenção passa nenhuma dessas mensagens.

Nesse curta de apenas 12 minutos, vimos de uma forma lindamente simples, tudo que uma pessoa de idade deixa para trás como o passa do tempo, suas lembranças, ele ao desce por cada andar ele vai indo mais e mais profundamente em suas memorias algo que não fazia a tempo. Muitos poderiam disse que esse filme é apenas se trata da nostalgia de um idoso, mas se trata da visão desse idoso de toda sua vida e ele ver todo que já amou tanto não voltará mais, apenas ficará em sua lembranças e em fotos. E esse filme passa todas essas emoções para nos de uma forma efetiva e bela que nos emociona a todos.

A arte desse anime sai totalmente do convencional, tendo um designer baseado em livros de historias infantis europeias. A arte e as musicas combinam perfeitamente, ambas trabalham juntas para equilibra as diferentes emoções desse belo filme.

Esse filme consegue nos emociona de uma forma completa e além disso passa varias lições filosóficas sem precisa de nenhuma palavra.

Anúncios

Seu comentário é sempre bem-vindo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s