Cine Anime 10 – Whisper of Heart – Tudo é novo, adolescência

Todos nos devemos conhecer o famoso e competente estúdio Ghibli, mas muitos de nos pensam no estúdio Ghibli com sendo apenas o estúdio do Hayao Miyazaki e de Isao Takahata, sim é o estúdio onde esse dois mestre realizaram seus maiores trabalhos mas o Ghibli não é só eles. O filme que falarei hoje é uns dos poucos do estúdio Ghibli que não foi dirigido por nenhum desses dois mestres.

 

Mimi wo Sumaseba ou se preferir, como eu, Whisper of the Heart é um filme do ano de 1995, sim faz tempo isso, sendo esse filme baseado no manga de Aoi Hiiragi, sendo dirigido pelo quem deveria se o sucessor de Hayao Miyazaki e de Isao Takahata, Yoshifumi Kondou que infelizmente faleceu prematuramente em 1998, vitima de um aneurisma. Sendo esse filme seu primeiro e ultimo trabalho como diretor, ele deixou sua marca em Whisper of the Heart, pena que não conseguiu deixa sua marca em mais filmes. 

”A história gira em torno de Shizuku Tsukishima, uma estudante colegial de temperamento explosivo e facilmente mutável, porém alegre, otimista e muito inteligente, apesar de estudar pouco. Shizuku vive com seus pais e sua irmã, Shiho, que a importuna constantemente por considerar Shizuku desleixada em relação aos deveres de casa e aos estudos. Shizuku está trabalhando numa adaptação livre da clássica ”Take Me Home, Country Roads”, de John Denver, e chega até a fazer uma adaptação total para o japonês.”

Shizuku  é uma ”devoradora” de livros passado mais tempo na biblioteca do que em casa. Por conta desse hobby ela percebe um fato curioso; verificando as fichas de empréstimo da biblioteca, Shizuku percebe que, em todos os títulos que ela havia lido recentemente, havia o nome de um certo “Seiji Amasawa” como o leitor anterior, não importando o tipo de livro. Obviamente, Shizuku fica curiosa e decide descobrir quem é o tal Seiji; essa busca é o ponta pé inicial de filme.

O primeiro encontro( totalmente por acaso) da Shizuku com Seiji não foi como ela esperava, ela ficando com a impressão de que ele não é um cara muito leal. Mas no decorre do filme, com eles se conhecendo melhor Shizuku nota o quanto esforçando ele é, e começa a gosta dele. Por Seiji já ter uma ideia formada de como deseja ser seu futuro, Shizuku começa a fica desaminada por ainda não ter uma ideia trançada para seu futuro.

Com os conflitos, as duvidas  e as novas emoções que Shijuku tem no decorre do filme são uma forma do filme exemplifica a adolescência com um todo, não importa o tipo de pessoa todos na adolescência passam por varias situações novas que transformam nossa forma de ver o mundo. De uma forma harmoniosa Whisper of Heart nos mostra o inicio da adolescência de Shizuku, o inicio de suas duvidas e o surgimento de novas emoções por parte dela. E o principal como que ela lida com tudo isso.

Esse filme não tem a intenção de passa uma grande mensagem, o seu principal objetivo é fazer com que o publico recorde seus momentos de adolescência.

Muitos pensam no filme do estúdio Ghibli como todos sendo cheios de fantasias, passado todos bem longe de nossa realidade, mas Whisper of Heart acaba com essa visão que muitos podem ter desse estúdio e suas obras. Sendo um filme mais realista possível.

Como sabemos a qualidade técnica dos filmes do estúdio Ghibli é inquestionável, então nem preciso fala o quão belos são os cenários desses filme, me fazendo muitas vezes pausa o vídeo para vê-los com maior atenção. O caracter design desse filme é bem simples mas por essa simplicidade que o toma tão belo.

A trilha sonora composta por Yuuji Nomi, demonstra de forma sonora toda a sensibilidade do filme, tendo nessa trilha varias musicas marcante e inesquecíveis. As musicas que chamam maior atenção são a abertura do filme com a musica Take Me Home, Country Roads, uma musica clássica do contry, Yoshifumi Kondou foi realmente corajoso ao escolhe essa musica tema principal.

Essa musica mim deixou maravilhado quando foi tocada em certa cena no filme por vários personagens numa banda improvisada, essa cena ficará na minha memoria por muito e muito tempo como esse filme também.

Recomendo esse filme a todos, apenas tenho mais uma coisa a dizer. Ouçam com atenção os sussurros de seus corações.

Anúncios

2 Respostas para “Cine Anime 10 – Whisper of Heart – Tudo é novo, adolescência

  1. O filme é um pouco parado, mas eu gostei mostra o primeiro amor e a decisão do que ser na vida!

    Conhecendo a página agora e já estou gostando!

    • O ritmo é lento, pois como na vida real os tipo de decisões que são retratadas no filme são tomadas com a maior calma possível.
      Fico feliz que mais pessoas gostem do meu humilde blog e espero que você continue a acompanha-lo.

Seu comentário é sempre bem-vindo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s