Minhas Leituras 6 – Battle Royale (livro)

battle royale livro

Battle Royale é um livro de Koushun Takami publicado em 1999, tornando-se um dos mais vendidos e controversos romances no país. O livro foi mais tarde adaptado em um manga e depois foi ao cinema num filme igualmente popular e controverso, dirigido por Kinji Fukasaku e estreado em 2000.

O livro trata de um grupo de alunos, que sem saber, são selecionados pelo governo para participar do Battle Royale, uma competição em que os estudantes devem matar uns aos outros até sobrar apenas um, caso contrário todos morrem. Esse jogo é tratado pelo governo autoritário, e ditatorial que existe nesse país como algo necessário, sendo considerando em tese uma experiência militar. Esse país fictício chamando A Grande República do Leste Asiático, uma espécie de nação comunista/fascista que deu certo. Nesse jogo cada estudante, recebe uma arma aleatória, bem aleatória. Esses estudantes estão sempre sendo monitorados por meio de colares presos em seus pescoço, colar que contém uma bomba, esse colar além de enviar sinal GPS informado a localização de cada participante possuir um microfone escondido, fato que logicamente é desconhecido dos participantes do jogo.

O livro trabalha muito bem seus vários personagens, sendo cada um sendo trabalhado individualmente no decorre de sua historia, sendo utilizado de vários flashbacks, essa é uma tentativa evidente de fazemos criar simpatia pelos personagens e fazemos entende suas motivações e a entende o que tem por trás das atitudes de cada um dentro do jogo.

Mesmo trabalhado muito bem todos os personagens a história tem como personagens principais Shuya Nanahara um estudante normal, bastante popular por conta de sua habilidade no baseball e por toca muito bem rock em sua guitarra, o rock é considerado uma ameaça por governo, por isso é uma das muitas censuras nesse país fictício. Shuya é órfã vivendo desde pequeno em uma instituição mantida por uma igreja, seu melhor amigo Yoshitoki também vivem no mesmo orfanato. Logo no inicio do jogo Shuya teve que presencia a morte de Yoshitoki, por conta da morte de seu melhor amigo Shuya decide protege a pessoa que Yoshitoki ama Noriko Nakagawa, sendo ela uma garota realmente meiga e mesmo não parecendo frágil ela é bem forte. O terceiro personagem principal é Shogo Kawada, um aluno misterioso que se transferiu para a classe de Shuya, acabou se juntando com Shuya e Noriko, e se revelou um cara carismático, inteligente, e experiente. Além desse trio, temos como personagens que se destacam por diversos motivos Kazuo Kiriyama, um líder de gangues impiedoso que se entregou ao jogo, Shinji Mimura um aluno rebelde que arma um plano para fugir da ilha prejudicando o governo, e Mitsuko Souma que é a garota mais linda da escola, mas se revela uma pessoa tão perigosa como Kazuo.

O livro dar pequenas explicações sobre o governo Da Grande República do Leste Asiático, mas não se aprofunda nesse tema politico. Sendo seu principal foco a batalha entre os colegas de classe entre si. A violência, as cenas sanguinárias, o horror do massacre e o comportamento alterado dos participantes são seu foco principal. O jogo não tem um limite de dias, mas se em 24 horas nenhum dos participantes morrer, todos estarão eliminados. As diferentes reações são mostradas individualmente: alguns entram para valer no jogo, outros se acovardam, outros enlouquecem, outros tentam pacificar os grupos, etc. Esse é um livro perfeito para quem gosta de enredos violentos e cheios de sangues, pois Takami descreve as cenas gores sem dó nem piedade: é cérebro explodindo, vísceras saindo do corpo, olhos caindo das órbitas e por aí vai. Koushun Takami mostra todas as mortes com detalhes, sem nenhuma tentativa de ameniza o conteúdo.

A historia consegue colocar o leitor em estado de tensão permanente até chegar ao ponto em que você se sente dentro do jogo e não consegue decidir para quem torcer.

Em Battle Royale não existem heróis ou vilões: todos os personagens são únicos, com falhas e histórias de vida próprias que acabam tornando-se muito “identificáveis”, deixando-os muito próximos do leitor. Alguns, pressionados pelo terror psicológico, vão deixar de lado seus princípios e partir para a mais básica forma de preservação – a violência. Outros vão conseguir manter sua racionalidade e pensar em maneiras de superar aquela situação. Alguns vão tentar fazerem sozinhos. Outros, em grupo.

Observando todas as possíveis a variações de sentimentos e atitudes que o ser humano pode chegar a situações de sobrevivência extrema, os mais variados desfechos para a trama tornam-se possíveis deixando a história irresistivelmente imprevisível do começo ao fim.

Se você não gosta de livros, que é uma pena, recomendo compra o manga que no Brasil foi publicado pela editora Conrad. Infelizmente o livro que originou toda essa franquia ainda não foi publicado por essas bandas. Então eu comprei o livro em inglês pelo site Book Depository, site muito confiável, com bons preços e que não cobrar frente para despacha seus produtos, apenas demora um pouco, no meu caso um pouco menos de um mês, sendo o prazo mínimo para o Brasil de duas semanas.


Gênero: Ficção Contemporânea,  Terror, Ficção Cientifica

Formato: Capa de Papel

Números de Paginas : 624

Ano: 2010

Editora: Viz Media

Preço: U$ 15,70

Onde compra: Book Depository

Anúncios

Seu comentário é sempre bem-vindo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s