Minhas Leituras 8- (Visual Novel) Dysfunctional Systems

Quem me conhecer a mais tempo já saber, que umas das coisas que gostou de fazer mais no meu dia a dia é ler, já tive a satisfação de ler vários tipos de literaturas, dos mais diversos tipos e formas, mesmo tendo lido muito considero que ainda tenho muitos a aprender com a literatura. Umas das formas de literatura que mais tenho me dedicado ultimamente são os mangas, e os livros, mas existem muitas outras formas que acabo deixado de lado por contra da falta de tempo.

Outro fato sobre mim que as pessoas mais próximas sabem é que eu não costumo joga nenhum game, fazendo anos que não tenho um console de mesa em casa, e não me dedico aos games não por não gosta-los, mas principalmente a falta de tempo e dinheiro para aproveita-los da forma mais apropriada.

Eu tenho certeza que nunca poderei se chamando de um gamer, mas mesmo não sendo algo que me dedico e que faz mais da minha vida diária, acredito ao contrario do que muitos dizem que games podem se considerados sim cultura.

Uns dos tipos de games que mais me chama a atenção são aqueles que estão repletos de diálogos e mensagens para seus jogadores.

Nos que conhecemos um pouco da cultura japonesa sabemos que um dos tipos comuns de jogos por lá, são aqueles jogos focados no enredo, nos quais o jogador acompanha uma história por meio de textos, músicas e imagens. O qual em momentos-chaves desses jogos o jogador deve decidir que caminho o protagonista deve seguir e, desta forma, o jogo avança. O desenvolvimento da trama destes jogos costuma depender das escolhas que os jogadores fazem durante os jogos. Esses jogos tem um nome bem apropriado: Visual Novels, sendo que são como livros ou filmes interativos.

Mesmo sendo algo de obvia origem japonesa não que dizer que é um movimento dentro do mundo dos games exclusivamente de lá, existindo uma obvia absorção dessa cultura no ocidente, existindo varias produtoras de games do ocidente que se dedicam a produzir visual novels de interesse para o publico desse lado do globo.

Uma dessas empresas é a Dischan Media (Dischan) empresa fundada em 2009, pelo estudante universitário canadense Jeremy Miller, empresa que desde sua fundação tem como proposito criar visuais novels de qualidade para o publico ocidental.

Como se pode imagina a Dischan ainda é uma empresa pequena e de pouco nome no mercado ainda. Tendo seu primeiro jogo completo intitulado Juniper’s Knot lançado em 2012 para participa do concurso anual NaNoReNo (concurso de criação de visual novel) , jogo foi lançado de graça para Iphone e Pc.

wp8

O projeto principal da Dischan, onde sua equipe tem trabalhado desde sua fundação é o desenvolvimento da visual novel intitulada Cradle Song se passa num mundo desolado, mas o nosso protagonista Nathan vivem em uma doce ilusão onde pode viver uma vida feliz e sem preocupações, mas isso acaba quando ele descobrir a realidade de seu mundo. A vida real começa agora para ele. Esse título me chamou a atenção verdadeiramente, espero em breve pode-lo joga-lo.

O ultimo mas mesmo importante projeto da Dischan é uma visual novel episódica Dysfunctional Systems , onde se tem como protagonista a jovem Winter Harrison.

Um das teorias cientificas mais comumente conhecida dentro do mundo da ficção é a possibilidade de existem vários universos parelelos, mesmo sendo bastante usada esta teoria não deixa de se interessante e de chama a atenção de muitos sendo eu um desses.

ep1_ost

Dysfunctional Systems como plano de fundo de sua história está teoria, sendo nosso protagonista uma jovem estudante de um desses universos alternativos, universo cujo possui uma utopia, este universo a partir do momento que descobriu a existência de planos paralelos e que obteve a tecnologia de viaja entre eles decidi ajudar aqueles mundos menos afortunados, aqueles universos onde existem vários conflitos e problemas , nossa protagonista Winter Harrison esta aprendendo a como ajudar estes universos.

A história de seu primeiro episódio chamado Learning to Manage Chaos, Winter está em sua segunda missão de assistência, sendo em um mundo onde a grande diferença entre o dela é sua grade pobreza .

Disfunctional System é o jogo muito interessante que apresenta belos diálogos, nos apresenta personagens muito carismáticos.

Eu gostei bastante do jogo além de possuir uma bela história, tem um belo character designer e uma bela ost.

Eu sempre procuro apoia projetos como este, estão comprei o jogo por um preço bem justo para algo disponibilizado online, apenas por U$ 5,00 dólares, incluindo a bela ost do game. Comprem o jogo legalmente pessoal assim será possível vermos novos trabalhos de igual qualidade em menor tempo.

Recomendo para quem busca passa tempo com uma leitura curta e muito interessante.

3 Respostas para “Minhas Leituras 8- (Visual Novel) Dysfunctional Systems

  1. Omg, é uma das poucas vezes que eu consigo ler um texto sobre Visual novel.
    Dysfunctional Systems me chamou a atenção pelo tema mas por alguma razão mesmo com o trailer Cradle Song não me deu a vontade de jogar, legal que você recomendou uma empresa de fácil acesso para a compra da VN, mesmo sendo uma empresa nova.

  2. Pingback: Apoiem Dysfunctional Systems no Kickstarter | Only Good Animes·

Seu comentário é sempre bem-vindo!

