Que Light Novel você acha que faria sucesso no Brasil?

 

ligth novels-pct

Está pergunta já fiz algumas vezes a mim mesmo, mas já faz algum tempo que não pensava no assunto, mas voltei a pensa nisso graça ao formulário do mês de Agosto da iniciativa do parceiro Anime Portfolio, Ajude-nos a entender o mercado nacional de manga! , a iniciativa que busca consegui dados reais dos números de vendas de mangas em nosso mercado nacional, e desde o mês de Julho em busca de mais informações foi inclui uma pergunta extra em cada formulário e a deste mês é Que Light Novel você acha que faria sucesso no Brasil? Este formulário pode se acessado aqui.

Antes de responde esta pergunta é bom sabe um pouco mais sobre Ligth Novel e sobre nosso mercado editorial em geral.

Ligth Novels são romances com ilustração geralmente no estilo anime/manga, tendo em geral como publico alvo os jovens. Como os mangas elas são geralmente publicadas em revistas e depois encadernadas em forma de livros.  A principal diferença entre Ligth Novel e a literatura tradicional japonesa é sua forma de escrita, como o principal objetivo das ligth novels é serem romances rápidos e de fácil leitura é evitando o uso de kanji de nível avançado. O texto é composto de hiragana e katakana e os poucos kanji são no máximo de nível colegial e sempre acompanhados de furigana, mas esta parcela do estilo das ligth novels é normalmente perdida na hora da tradução. Outra parcela do estilo das ligth novel, mas que permanece após a tradução é sua linguagem moderna, simples, com parágrafos curtos, descrições simples e textos ricos em diálogos. Todas estas parcelas que formam o estilo das ligth novels proporcionam uma experiência de leitura mais ágil.

Então Ligth Novels podem se consideradas de forma bem simplificada, livros que possuem ilustrações no estilo anime/mangá, com o publico jovem como alvo, possuído linguagem moderna, simples com curtos parágrafos, descrições simples e ricos diálogos, sendo que tudo isso proporciona uma experiência de leitura ágil.

Então Ligth Novel seriam publicados aqui como livros, há espera, ligth novels já foram publicadas aqui como Samurai X: Crônicas de um Samurai na Era Meiji, Tarot Café, Os Cavaleiros do Zodíaco: Gigantomaquia, Death Note Another Note, L Change The World. Infelizmente não posso dizer como estas obras foram recebidas aqui quando foram lançadas no país, pois não acompanhava este mercado neste período.

É difícil pondera sobre este tipo de material em nosso país, pelo pouco número de títulos que já foram aqui publicados, mas mesmo com estes poucos títulos podemos entende um pouco como seria a publicação de ligth novels aqui ao menos em seus primeiros passos.

É já sabido por todos nos que nosso país é bem aberto a assimila partes das culturas de outros países, como obras de entretenimento e literárias, mas nos assimilamos claramente mais facilmente elementos de outras culturas que sejam próximos da nossa, e a cultura oriental e ocidental apresentam grandes diferenças, então posso afirma que mesmo que muitas ligth novels possuam temas e ambientações que possam atrair público ocidentais e orientais, por conta desse aspecto elas dificilmente atrairiam pessoas que ainda não conheçam e gostem da cultura oriental, então teriam poucas chances de algumas ligth novel se publicada por alguma editora que não trabalhe a algum tempo com material de origem oriental e voltadas aos jovens, então as editoras que se encaixam neste perfil seriam as que publicam mangas no país.

Ok então quem inicialmente publicariam ligth novel aqui seriam as editoras que publicam mangas aqui no país.

Como podemos imagina existe algumas dificuldades próprias de publica ligth novel, a primeira é o habito de leitura dos brasileiros, os brasileiros em media lerem apenas 4 livros por ano sendo que apenas 2,1 até o fim diz a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil do ano de 2012 que retrata a situação do pais quanto a leitura no ano de 2011 sendo a pesquisa mais recente que encontrei, mesmo assim a indústria literária tem bom números de vendas com 57.473 títulos em venda, com  485.261.331 exemplares em estoques, vendas de 434.920.064 exemplares com faturamento 4.984.612.881,04 segundo pesquisa do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) referente ao ano de 2012. Isso revela que o número de leitores vem diminuindo, mas as pessoas que já tem o costume de leitura estão lendo mais.

Então espera esses bons números de vendas são divididos entre mais de 500 editoras então é fácil deduzi que existe uma grande competição entre as editoras, principalmente entre as que publicam matérias para o mesmo publico então a parti do ponto de vista de uma editora focada em mangas com um publico consumido pequeno, que pouco se renova e com varias concorrentes arisca em algo que não considere o mais seguro então o vende este material é um passo que dificilmente se tomara, então as editoras que apostarem em ligth novel irão aposta em títulos relacionados a mangas que já fizeram sucesso por aqui, e com principal foco em títulos de curta duração. Outra precaução que qualquer editora deve toma ao apostarem em um material novo e que difere de seu catalogo é fazer uma tiragem pequena para caso não alcance bons números de vendas não perca muito dinheiro.

Eu principalmente por conta do meu pequeno conhecimento de ligth novels, não consigo pensa em muitos títulos que fariam sucesso no país,  mas me lembro de algumas novel, que seguem os requisitos que apontei de serem relacionadas a obras que já fizeram sucesso aqui e de serem obras curtas com poucos volumes, como Another a que foi a base para o manga homônimo recentemente finalizado pela JBC que vendeu bem, então aproveitado este sucesso seria bom trazerem a Ligth Novel que é de volume único, também seria interessante trazer a ligth novel Welcome to the N.H.K (NHK ni Youkoso!) que também já teve uma adaptação para manga publicada á alguns anos por aqui, sendo também volume único, considero que seria um grande sucesso a adaptação para ligth novel de Madoka Magica.

Estas ligth novels são as que penso que dariam certo aqui principalmente a Another, e Madoka Magica, mas vocês devem esta se perguntado que ligth novels eu gostariam de ver publicadas no país, gostaria de ver Kara no Kyoukai: The Garden of Sinners, se possível outras do universo Type-Moon, Kino no Tabi seria uma serie que leria com certeza se fosse publicada por aqui, são apenas essas que gostaria de ver por aqui, mas considero um tanto difícil.

Já disse os títulos que considero que atualmente fariam sucesso, sendo sucesso para mim é a obra vende o suficiente para incentiva as editoras a trazerem mais títulos do tipo para cá. Não falarei em forma de publicação ou qualidade gráfica, pois o mais provável é que as editoras publiquem de formas já conhecidas a preço comum para títulos de alta qualidade a parti de 30 reais indo a valores próximos a 50.

Espero que este texto tenha sido uma boa resposta a pergunta ‘Que Light Novel você acha que faria sucesso no Brasil?’, lembrado que ele expressa apenas minha visão pessoal sobre o assunto. Gostaria de também conhece a opiniões de vocês sobre assunto então não deixe de comenta. Até uma próxima oportunidade, não se esqueçam de acompanharem o blog pelo Facebook aqui

Anúncios

4 Respostas para “Que Light Novel você acha que faria sucesso no Brasil?

  1. Bom pelo grande numero de eventos q ocorre pelo pais e pelo grande numero de pessoas q vão acho q muitas editoras poderiam lucrar com os lançamentos de Light Novels o q falta mesmo é um pontapé inicial com um grande titulo para ver se vai realmente fazer sucesso.
    Acho que para aproveitar a onda poderia lançar os Novel de SAO e como tambem sou fã quem sabe lançar os light de D&D e Ore Imoto.

    • Sim também acredito que é possível que as editoras consigam um bom lucro com novels, mas utilizado o pensamento padrão das editoras o normal é publica títulos com poucos volumes e que sejam relacionados a nomes já conhecidos pelas editoras como novels que já tiveram alguma versão manga pública aqui, por isso sugerir Another,e Madoka.

  2. E aí, cara? Interessante o seu post, eu realmente não conheço light novels mas penso que seria interessante ter algumas por aqui.
    Não sabia que L change the world era light novel, pensava que era só filme, vou procurar por aqui XD.
    E não leve a mal cara, mas se vc melhorasse a sua gramática ajudaria bastante na leitura dos seus posts, tem muita palavra, principalmente as terminadas em “r”, errada.

  3. Olá!!

    Já me peguei divagando sobre a Editora JBC lançar Another, já que seu mangá teve uma boa aceitação. Ainda não li nenhum, embora já dei umas folheadas nos de Death Note.

    Interessante sua maneira de pensar.

    Até mais

Seu comentário é sempre bem-vindo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s