Howl’s Moving Castle (O Castelo Animado) #Chá com Blog- Versão Otaku

Este post pertence a tag do grupo que participo no Facebook Chá com Blog- Versão Otaku, onde escolhemos por meio de votação um titulo das mais diversas mídias para os participantes do grupo resenharem dentro de 45 dias. Esta tag a um tempo já está em atividade mas esta será a primeira participação do blog na mesma.

Recentemente noticiei a aposentadoria Hayao Miyasaki da produção de longas-animadas, Miyasaki é uns dos nomes mais lembrados quando se fala de longas de animação japonesa moderna, tendo todos os seus trabalhos aclamados pela critica e pelo publico, sendo seu filme Sen To Chihiro No Kamikakushi (Spirited Away) conhecido aqui como A Viagem de Chihiro o único longa de animação japonesa ganhador de um Oscar de Melhor Animação. Podem lerem a noticia na integra aqui.

Hoje falarei de uns dos seus muitos filmes que até então ainda não tinha assistindo por conta da falta de tempo.

howls-moving-castle -II

Howl’s Moving Castle (O Castelo Animado),é um filme do ano de 2004, produzido pelo estúdio Ghibli com direção Hayao Miyasaki, baseado no livro de literatura infantil inglesa da escritora Diana Wynne Jones.

Sophie  é uma garota sem ambições, achando que seu único destino é continuar trabalhado na  chapelaria da família. Certo dia indo visita sua irmã Lettie ela é importunada por alguns oficiais do exército, mas é salva por um bonito jovem, que possui certos poderes mágicos.

Este fato atrai a atenção da Bruxa do Vale que faz um feitiço que a transforma numa velha. Ela decide sair de casa em busca de um modo de quebrar a maldição, mas sei saber a quem recorre, ela decide ir busca ajuda nas montanhas onde é dito que vivem vários feiticeiros .

No meio do caminho, ela ajudar um espantalho enfeitiçado que ela apelidada de Cabeça de Nabo, que retribui a ajuda a levando o castelo animado do famoso feiticeiro Howl. Lá ela encontra o demônio de fogo Calcifer que propõe quebrar seu feitiço desde que ela quebre o contrato que o prende ao mago.

Pela manhã ela descobre que o jovem que a havia ajudado é Howl ela acaba por decidi trabalha para Howl na limpeza, isso causado a desconfiança do ajudante de Howl, Markl.

A situação piora, pois com o desaparecimento do príncipe do reino vizinho fazendo com que os reinos da região entrarem em guerra, sendo Howl convocado para lutar por seu rei e por sua antiga mestra Madame Suliman. Mas Howl não é alguém que aceita ordens facilmente.

O roteiro do filme é cativante, cheio de pequenas lições, tendo por conta de sua origem varias referencias a obras clássicas da literatura ocidental como o Mago de Oz, A Bela e a Fera e até Shakespeare.

O roteiro do filme é muito bem desenvolvido buscando se um conto sobre a alcançar a maturidade, ao amor e a busca pela identidade. O universo do filme é cheio de surpresas com feiticeiros, bruxas e demônios que estão sempre num luta entre o Bem e o Mal.

Por não se uma obra vinda da imaginação do mestre Miyasaki em certos pequenos momentos ela se perde em seus argumentos. Mas Miyasaki dar seu tom a obra passado seu ideal pacifista a ela e a fazendo se uma cativante a todas as idades, mesmo com a clara dificuldade para decifrar alguns aspectos da história, o filme nunca fica monótono. A tentativa de encontramos as resposta as pequenas perguntas que o filme deixa de responde propositalmente é uns dos fatores que torna o filme tão interessante.

Seus personagens são todos carismáticos, sendo que cada um possuem personalidade completamente diferentes e o filme desenvolvendo todos de forma impecável.

A obra possui uma animação belíssima, desde suas paisagens á arte de seus personagens, a obra também possui ótimas cenas de ação todas bem vividas e belas.

Quem conhece a obra de Miyasaki sabe que em todos seus filmes ele busca fazer um critica a sociedade e aos nossos tempos. A mensagem deste filme é uma mensagem pacifista em meio a uma visão utópica de um mundo calamitoso que também busca passa uma pequena lição sobre o amadurecimento, a descoberta de uma identidade, mostrado as vantagens e desvantagens de nos tornamos indivíduos

Talvez por se uma obra que não saiu inteiramente da mente do mestre Miyasaki ela não bem empolgou tanto com suas outras obras, mas continua sendo um filme maravilhoso e que merece se conhecido.

Deixarei o link para os textos dos outros participantes da tag para poderem verem visões diferentes.

Um Pouco de Shoujo

Otaku Mega Animes

Animes do Japão

Our Otaku Life 

Anúncios

3 Respostas para “Howl’s Moving Castle (O Castelo Animado) #Chá com Blog- Versão Otaku

  1. Ótima resenha! Eu até tinha me esquecido que o filme tem referências a obras clássicas como vc comentou!

    Muito obrigada por participar da TAG! Eu realmente gostei muito do seu post!

    Bjs

  2. Olá!!

    Sua visão do filme ficou ótima. Eu disse que ia participar só que infelizmente não consegui assistir ao filme novamente a fim de escrever sobre. =/

    Não sabia que o filme tinha sido inspirado num livro até o primeiro post dessa Tag. xD

    Até mais

  3. Pingback: Resumão – O que assisti – Setembro 2013 | Only Good Animes·

Seu comentário é sempre bem-vindo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s