Ajude-nos a entender o mercado nacional de manga!- Formulário Novembro 2013, E possue espaço para mangas Josei no Brasil?

Como as editoras nacionais ainda não disponibilizam os números oficiais de vendagem, parceiro Evilásio, do blog Anime Portfólio, acabou tendo a ideia de realiza todos os mês esta pesquisa desde Dezembro de 2012, justamente com o intuito de trazer alguns valores mais próximos possíveis da realidade deste mercado. Os dados desta pesquisa são periodicamente divulgados pelo Anime Portfólio.

Esta iniciativa é encabeçada pelo Anime Portfólio contado com o auxílio deste humilde blog, juntamente com outros blogs que também aderiram a esta grande ação, como o Animecote, o Mangatom, o Naty in Wonderland, o Netoin e o Otaku Inside.

Podem preenche o formulário abaixo ou pela barra lateral do blog ou por aqui.

Como já virou costume neste mês novamente temos uma pergunta muito interessante à cerca dar visão de nossos leitores e consumidores de títulos dentro do mercado nacional de mangas.

A pergunta deste mês de Novembro é bem interessante: Você acha que há espaço no mercado nacional para mangás josei*?

*Mangás Josei – São mangas destinados principalmente a mulheres adultas. Ex.: Honey & Clover e Nodame Cantabile

Expressarei brevemente minha visão sobre o possível sucesso deste gênero no país.

As nossas editoras possui um grande receio de publica títulos focados para o sexo feminino, por conta de maus números com publicações do tipo num passado recente, com principal motivo disso, as suas más escolha de como trabalha com estes títulos que possuem o foco principal nas adolescentes e mulheres adultas, mesmo isso não impedido de homens possam gosta de algum títulos com este , estas decisões ruim causaram prejuízos para as editoras e em alguns casos as obras foram paralisadas indefinidamente ou canceladas.

Mas estes problemas com este tipo de publicação não significa que estas obras não possuem um publico consumido grande o necessário para que os investimentos nelas sejam benéficos financeiramente para estas editoras. Isso pode se provado com os bons números de pessoas do sexo feminino que compram mangas mesmo sem possui uma grande variedade de títulos diretamente focados nelas.

Mas é obvio que são títulos que precisam de um trabalho diferenciado junto com a editora, o principal problema é que infelizmente muitas editoras pensam que ao trazer um bom titulo é só coloca-lo na banca que ele irá vende, é ao menos necessário um pequeno trabalho de marketing, considerado a limitações de nosso mercado nada muito grande apenas uma pequena campanha de divulgações pelas redes sócias já é de grande ajuda, além de obviamente uma boa pesquisa de publico e uma escolha inteligente ao trazer os títulos para nosso país, e com a forma que serão trabalhados aqui.

Concluindo sim é possível o sucesso de títulos Shoujo e Josei no Brasil, mas as editoras precisam aprende logo como trabalha com eles.

Esta é apenas minha opinião sobre este assunto, quais são as suas? Não deixem de preencher este formulário, que será de grande ajuda.

Para você que está lendo este texto e possui um blog, site, podcast ou vlog e quer fazer parte desta iniciativa, basta enviar uma solicitação para o e-mail conhecendoomercadodemangas@gmail.com. Esta iniciativa já possui alguns apoiadores como eu, mas para um projeto tão grande a sua ajuda fará bastante diferença.

Anime Portfoliohttp://animeportifolio.wordpress.com

AnimeCotehttp://www.animecote.com

Otaku Insidehttp://otakuinsides.blogspot.com.br

Only Good Animeshttps://onlygoodanimes.wordpress.com

Mangatomhttp://mangatom.wordpress.com

Naty in Wonderlandhttp://naty-land.blogspot.com.br

Netoinhttp://www.netoin.com/

 

Anúncios

Seu comentário é sempre bem-vindo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s