Gyo é um manga de autoria de Junji Ito uns dos autores de terror de maior destaque neste gênero atualmente, foi lançado em 28 de Fevereiro de 2002 á 30 de maio de 2003 pela revista Mensal Big Comic Spirits da editora Shogakukan fundadora da Shueisha, o manga possui 2 volumes tendo 19 volumes capítulos e mais 2 história bônus, que serão comentadas separadamente num futuro próximo.
Alguma coisa tem um cheio muito forte de podridão na praia de Okinawa … Um fedor flutuante de morte paira sobre a ilha…
Mas o que diabos é isso? De repente um estranho peixe com pernas aparece em cena… e assim começa o espiral de horror a beira mar.
Gyo possui uma história interessante, emocionante, divertida e bastante perturbadora . Tendo uma história que facilmente nos cativa. Gyo não possui uma história assustadora, mas que por conta da sua estranheza e da forma que a história é contada, forma que faz com que a leitura desse manga seja tão interessante mesmo com o roteiro tão simples, tendo vários aspectos que nos remetem as tão populares histórias de Zumbis que vermos nas mais diversas mídias, como o pânico generalizado, mas ampliado sua história para outro patamar, que não irei me aprofunda pois estragaria a experiência .
Mesmo tendo muito de histórias que já conhecemos anteriormente Gyo apresenta uma história muito fora do usual.
Gyo não é um manga feito com intenção de se assusta, mas sim de nos entreter com esta bizarra história.