Os Melhores Animes de 2013 – Edição Extra

Já faz um bom tempo que prometi comenta os Filmes, Ovas e Especiais que podem se considerados os melhores de 2013, mas infelizmente acabei não conseguindo posta antes este texto, mas agora ele já pode se lido por vocês,  Ao começa buscando material para escreve este post vi que não tinha nenhum grande ova ou especial neste ano, pode se cita Higurashi Outbreak e Pokemon Origin, mas ambas obras não me agradaram tanto assim então falarei apenas dos filmes pois eles se destacaram mais em minha visão.

Tenho que lembra que este será apenas um pequeno apanhado das obras que mais me chamaram a atenção ao longo de 2013, sendo está totalmente e exclusivamente a minha opinião, podendo ela se diferente das suas opiniões.

Agora vamos logo ao que é mais importante, os apresenta os melhores filmes de 2013, sendo que como todos os textos da coluna Os Melhores Animes, considerarei as obras a parti das Temporada de Inverno, neste caso a de Inverno de 2012/2013.

Filmes

Por demora muito tempo para o acesso de nos humildes ocidentais que apreciamos animes e queremos assisti em uma boa qualidade de preferencia em Bluray, acabamos tendo que espera mês para ver um filme, por isso varias obras que gostaria de ter assistindo não estão aqui, mas dentro dos poucos filmes que assisti que foram lançados neste ano estes com certeza são os melhores.

Steins; Gate: Fuka Ryouiki no Deja vu

steins;gate movie-u

Steins;Gate: Fuka Ryouiki no Déjà vu é o filme que dar sequencia diretamente aos eventos presenciados pela série de TV Steins;Gate, sendo produzido pelo estúdio White Fox, dirigido  por Hiroshi Hamasaki e Takuya Satou mesmo responsáveis pela série para TV, o filme possui 90 minutos e foi lançado em 20 de Abril de 2013.

Como sua série de TV é baseado na Visual Novel Steins;Gate desenvolvida pela parceira de 5pb. (ChäoS;HEAd, Robotics;Notes), e a Nitroplus (Blassreiter, Phantom), jogo originalmente lançado para Xbox 360 em 15 de outubro de 2009, mas sendo uma história original

O filme se passa um ano após os acontecimentos do anime. Depois de passar por uma jornada dolorosa através de várias linhas do tempo, devido à invenção do D-Mail, as mensagens de texto que podem ser enviadas para o passado, Okabe Rintarou que assumidamente desembarcou no “Steins Gate” Linha Mundial, em que nenhum de seus amigos teria que morrer e um futuro governado pela SERN devido à invenção de uma máquina do tempo não existe mais. No entanto, Rintarou logo começa a sentir os efeitos colaterais de seu tempo viajando pelo constante múltipla Linhas do tempo, que logo se acumula e causa o desaparecimento da existência Okabe Rintarou repentinamente, com apenas Kurisu Makise, a garota que ele salvou graças aos seus esforços, recordando-lhe através de déjà vu da existência dele. Cabe agora a Kurisu para encontrar uma maneira de obter Rintarou volta.

Seguido a bem sucedida formula da série de TV, de forma bem mais resumida. Este filme possui um roteiro inicialmente simples, e se mostrado uma obra cada vez mais dramática e apresentado uma narrativa cheia de suspense o com uma grande carga de terror psicológico.

Mesmo tendo vários elementos que vieram da série de TV, o filme possui um caráter individual que torna a história ainda mais cativante, possuindo um grande foco no aprofundamento do romance Kurisu e Okabe. Sendo este romance o que uns todos motivadores para as ações de Kurisu e um dos catalizadores para boa parte do drama que o filme apresenta.

O filme possui uma história de grande qualidade e sendo uma continuação que faz jus a qualidade que já foi mostrada anteriormente. A parte técnica do filme é impecável também.

Transmissão: 20 de Abril de 2013

Gêneros: Ficção Cientifica, Suspense, Drama

Estúdio: White Fox

Diretor: Hiroshi Hamasaki e Takuya Satou

Toaru Majutsu no Index: Endymion no Kiseki

Toaru Majutsu no Index Endymion no Kiseki

Toaru Majutsu no Index: Endymion no Kiseki se passa no mesmo universo da franquia Toaru Majutsu no Index, mas  sendo uma história paralela da série, o filme é uma produção do estúdio J.C. Staff, tendo direção de Hiroshi Nishikiori, mesmo que dirigiu as series de TV da franquia.

Pouco antes da conclusão do elevador especial da Academy City (Cidade Academia) ‘Endymion’, Touma e Index conhecem Arisa uma talentosa cantora de nível O. Os Magos estão atrás dela, assim acabam atacando a Cidade Academia. Shattoaura a chefe de uma Unidade Especial de Segurança da empresa que construiu o elevador vai contra este ataque, por contra do misterioso interesse desta empresa em Arisa. Touma e Index aprendem que Arisa possui um poder que é a chave para começa uma grade guerra entre Ciência e Magica. Touma poderá fazer um milagre e evita o pior?

Existem milagres? Algo extraordinário, que não possui explicação por parte da ciência e da razão. Esta é a principal questão da história, sendo trabalhada de uma forma divertida, ágil e cheia de ação. O roteiro é quase impecável, não deixando nenhum aspecto da história sem explicação. Por se uma obra derivada de uma grande franquia muito antes de seu lançamento já era esperado muito do filme por parte dos seus inúmeros fãs, o filme consegui supera todas esta expectativas sendo uma obra fiel a sua base, mas sem deixa de se original.

Como é de se espera deste tipo de filme não possui um grande desenvolvimento dos personagens já conhecidos pelos fãs e nenhuma mudança de atitude que seja oposta a personalidade dos personagens, o desenvolvimento dos personagens já conhecidos por nós é quase nulo neste filme, mas quando se trata das novas caras desta história o filme consegue desenvolve-las de forma rápida, coesa e fluida.

O filme é uma dica certa a todos os fãs desta grande franquia, tendo superado todas as expectativas que podíamos ter agora só falta uma terceira temporada.

Transmissão: 23 de Fevereiro de 2013

Gêneros: Ação, Magia, Ficção Cientifica, Super Poderes

Estúdio: J.C. Staff

Diretor: Hiroshi Nishikiori

Gintama: Kanketsu-hen – Yorozuya yo Eien Nare

Gintama-Kanketsu-hen-Yorozuya-yo-Eien-Nare

Gintama é um dos mangas mais respeitados na Shonen Jump nesta geração, o manga de Hideaki Sorachi continua firme e forte em sua publicação sempre estando nos primeiros lugares do rank da Jump,  mas seu anime após algumas pausas foi terminado em 2013 e este filme é por enquanto a ultima obra animada da franquia, sendo lançado em 6 de Julho de 2013 com 110 minutos de duração, com direção de Yoichi Fujita, tendo um roteiro original escrito por Hideaki Sorachi.

O que aconteceria se a Shiroyasha (O Demônio Branco) nunca tivesse existindo?

Edo é tomada por um misterioso caos. Sakata Gintoki, agora viver em mundo onde o futuro mudou, sem ele. O que aconteceu com a Yorozuya?

Gintoki, agora é um fantasma do passado, mais uma vez carregado a responsabilidade de salva seus amigos.  Ele precisa termina o maior trabalha que algum dia já teve, cujo qual poderá se o trabalho final da Yorozuya.

Gintama: Kanketsu-hen – Yorozuya yo Eien Nare (ou seu nome em inglês: Gintama – The Final Chapter – Be Forever Yorozuya), mesmo sem ter terminado de assisti a serie de Gintama posso disse facilmente que uma das obras de maior qualidade que já assisti sendo uma obra que consegue unir  descontração, qualidade e acima de tudo fidelidade a sua proposta de paródia, usado de personagens únicos e carismáticos todos tendo sua importância na história.

Este filme que tem a função de termina a série de TV de forma grandiosa, muito antes da conclusão nos mangas, consegui isso por possui uma história épica e que em todo seus minutos põem em cheque as aventuras que os personagens principais passaram juntos pois o futuro foi alterado, o mundo não é mais como antes os personagens principais mudaram algumas de suas características marcantes por conta deste mundo sem seu ponto de união, o despreocupado, brincalhão  e ao mesmo tempo com um trágico passado Gintoki.

Utilizando a viagem do tempo como ponto de mudança na história, o filme possui um ótimo desenvolvimento de sua história e de seus personagens ao longo de suas quase duas horas e permanecendo com o humor cheio de parodias, os aspectos que tornam a obra tão boa como o ótimo equilíbrio entre seu grande lado cômico com o emocional. Conseguindo cumpri as sua função de fecha grandiosamente Gintama na telinha,  ainda superado o que era prometido.

Transmissão: 6 de Julho de 2013

Gêneros: Ação, Comedia, Parodia, Histórico, Samurai, Ficção- Cientifica, Shonen

Estúdio: Sunrise

Diretor: Yoichi Fujita

 Dareka no Manazashi

dareka

Dareka no Manazashi (O Olhar de Alguém) é o novo trabalho Makoto Shinkai, sendo um curta de pouco mais de 6 minutos, produzido pelo estúdio CoMix Wave. O curta foi transmitido 10 de Fevereiro de 2013.

Este curta mostra um pouco da vida de uma jovem mulher chamada Aya Okamura carinhosamente chamada de Aachan que vive sozinha há dois anos. Sua mãe trabalha no exterior, e seu pai vive só cuidando do animal de estimação da família muito especial Mii-san, um gatinho. A história começa no tão corriqueiro e cansativo retorno do trabalho de Aya

Após chega em casa ela recebe uma ligação do pai, isso a fazendo ter alguns pequenos flashs backs que lhe trazerem a torna coisas importantes a muito esquecidas.

As obras de Makoto Shinkai sempre buscam retratar de forma real e emocionante vários aspectos do comportamento humano, tendo o principal tema o distanciamento. Este curta não sai desta linha.

O curta começa mostrado o tão cansativo fim do dia da protagonista Aya, situação que a maioria de nos enfrentamos em nossos dias.

O curta nos relembra de maneira simples e realista primeiramente a solidão que muitos de nos passamos. E o inevitável e impiedoso para muitos passa do tempo.

Com uma animação linda com todas as obras de Makoto Shinkai, este filme vem mostrado o crescimento desse já grande nome da animação atual.

O curta nos toca de tal maneira que é difícil não se emociona ou ao mesmo pensamos um pouco sobre o nosso dia a dia.

Transmissão: 10 de Fevereiro de 2013

Gêneros: Drama

Estúdio: CoMix Wave

Diretor: Makoto Shinkai

Kotonoha no Niwa

garden of wood

Kotonoha no Niwa (The Garden of Woods) é um filme de animação lançado em 31 de Maio de 2013. O Filme tem como roteirista e diretor o já consagrado Makoto Shinkai (She and Her Cat, Hoshi no Koe, 5 cm per second, Kumo no Mukō, Yakusoku no Basho e Hoshi Ou o Kodomo.

Takao, que está treinando para ser sapateiro, matou aula e está desenhando sapatos em um jardim Japonês. Ele conhece uma misteriosa mulher, Yukino, que é mais velha do que ele. Então, sem marcar os horários, os dois começam a se ver periodicamente, mas somente em dias chuvosos. Eles aprofundam sua relação e se abrem um para o outro, mas o fim da temporada de chuva logo se aproxima…

Neste curto filme ele fala de um tipo de distanciamento um pouco diferente, sendo que ele se supera novamente nesta obra, sendo uma obra belíssima tanto na sua arte como em sua história, sendo muito emocionante causado diversas sensações em seus poucos minutos.

Transmissão: 31 de Março de 2013

Gêneros: Romance, Drama

Estúdio: CoMix Wave

Diretor: Makoto Shinkai

Death Billiards

death_billiards

A animação japonesa sempre revela novos talentos, e um dos meios para isso é o incentivo do próprio governo japonês o projeto Anime Mirai 2013, onde o governo que dar uma quantia em dinheiro para vários estúdios de animação para revelarem novos talentos no ramo da animação.

Death Billiards foi produção do estúdio Madhouse para este projeto, lançado em 2 de Março de 2013, e dirigida por  Yuzuru Tachikawa.

Death Billiards é sobre um jogo que seus dois apostadores devem aposta suas vidas.

A muito tempo não virá um trabalho tão bom de roteiro, o desenrolar da história é genial, um final empolgante, que deixa um gostinho de quero mais, mesmo vendo que o roteiro foi muito bem encaixado nos poucos minutos do episódios, você só se lembra que é um curta quanto termina.

Transmissão: 2 de Março de 2013

Gêneros: Jogo, Psicológico

Estúdio: Madhouse

Diretor: Yuzuru Tachikawa

Little Witch Academia

little witch academia

Little Witch Academia como Death Billiards é uma obra do projeto Anime Mirai 2013, sendo produzida pelo estúdio Trigger, com direção de You Yoshinari e roteiros de Masahiko Ootsuka.

A história gira em torno da aprendiz de bruxa Akko Kagari, um jovem que decidiu se tornar uma feiticeira ao assistir uma apresentação da famosa bruxa Shiny Chariot, que costuma é bastante conhecida pelos seus shows de exibição para inspirar jovens feiticeiras. Akko não é exatamente a melhor aluna da academia de bruxas, mas o que lhe falta de talento sobra em força de vontade. Seu objetivo é ser como Shiny Chariot, mesmo que entre as bruxas o comportamento desta seja questionável.

Com um roteiro simples, mas se defeitos aparentes, o curto filme apresenta uma animação deslumbrante e contraste a um character designer simples, mas muito bonito, além de possui uma ótima trilha sonora que ajuda a nos emergi em seu universo que é muito interessante, ainda mais por conta de seu ótimo corpo de personagens que mesmo com o pouco espaço que são trabalhados mostra as suas qualidade sendo todos bastante carismáticos. Está obra é mais uma prova do sucesso do Anime Mirai e do Crowdfunding, tendo conseguindo levanta o dinheiro para um segundo longa graça a esta nova forma de levanta fundos para projetos deste tipo.

Transmissão: 2 de Março de 2013

Gêneros: Aventura, Fantasia, Comedia,, Magia e Escolar

Estúdio: Trigger

Diretor: You Yoshinari

Este foi Os Melhores Animes de 2013 – Edição Extra, espero que tenham gostado dele, peço desculpa pela demora para posta este texto.

 

Anúncios

Uma resposta para “Os Melhores Animes de 2013 – Edição Extra

  1. Eu vi recentemente O Jardim das palavras e adorei! E seguindo sua dica quero ver agora Dareka no Manazashi e Little Witch Academia!

Seu comentário é sempre bem-vindo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s