Space Pirate Captain Harlock (2013) – O mito Harlock

Da vasta obra de Leiji Matsumoto que é um dos grandes nomes no quesito space opera no Japão e no mundo, onde é fácil se lembra de obra emblemática ao redor do mundo como Space Battleship Yamato, Galaxy Express 999, Interstella 5555 e inúmeras outras, o personagem do capitão Harlock é seu mais icônico.

space-pirate-captain-harlock-2

Captain Harlock é um herói trágico, clara referencia do romancismo, sendo um pirata com uma forte filosofia de vida, um grande e inteligente estrategista, um homem nobre e honrado, sendo um grande rebelde que luta contra todo governo opressor deste humano á alienígena. Sempre lutando pela sua liberdade e da humanidade, tendo para isso apenas o apoio de sua leal tripulação, de seu grande amigo e de sua grande companheira.

Harlock facilmente pode se considerado a personificação do homem ideal, nobre, inteligente, lutando por sua causa e sonhos não temendo a morte.

Trazer este grande personagem de volta a vida, agradado seus vários fãs ao redor do mundo, não seria uma tarefa fácil.

Em 2009 a Toei anunciou que estaria produzido um filme em CG baseado neste emblemático personagem, tendo uma grande equipe responsável pela produção deste grande projeto com direção de Shinji Aramaki (Appleseed) , roteiro por Harutoshi Fukui (Mobile Suit Gundam Unicorn). Além de um investimento mais de 30 Milhões de dólares, após alguns anos de produção foi lançado para os cinemas em 7 de Setembro de 2013, mas infelizmente apenas a poucos dias pude assisti ao filme.

space-pirate-captain-harlock

Sinopse: 2977, em um futuro que a humanidade foi expulsa da Terra, após anos de batalha. O planeta se tornou um dos recursos mais valiosos do universo, mas é controlado pela aliança Gaia. Os humanos exilados tentam voltar à Terra para descobrirem os segredos que lá estão escondidos. A bordo da espaçonave Arcadia, o pirata exilado, Capitão Harlock luta, junto com sua fiel tripulação, pela liberdade dos exilados e pelo retorno à Terra. Em um futuro onde a desesperança toma conta das pessoas, Harlock encontra um menino e o abriga em sua nave. No entanto, esse menino foi mandado para assassina-lo.

Foi escolhido recria a história de Harlock buscando manter a atmosfera que a obra clássica propõe. Harlock permanecendo o mesmo com seus ideais, sua personalidade e todo seu ar heroico, apenas mudando alguns aspectos de sua história e o tornado um verdadeiro mito.

O filme possuiu uma historia simples, tendo uma grande mensagem sobre a busca pela liberdade como seu maior tema. Por possui um roteiro simples até demais, seus icônicos personagens se tornam o principal utensilio  para move a história do filme e o mantê-lo interessante, mas os personagens deste filme são pouco aprofundado ao longo das quase 2 horas, sendo bastante rasos.

Mesmo com estes problemas o filme ter prende com seu ar épico e glorioso, além de seu discurso sobre á necessidade de se busca da liberdade nos cativa, mesmo já sendo muito repetido.

Por conta de não possui uma grande história e nem melhor personagem memorável, além do Harlock, o motivo deste filme se cativante é seu ótimo trabalho técnico.

O filme é feito todo em CG, sendo a qualidade da animação primorosa, sendo fluida, conseguido equilibra muito bem a modernidade que o CG passa com a arte retro de Leiji Matsumoto.

Esta obra é simples em sua história e personagens, buscando  se grande em sua mensagem e maior em sua ótima animação.

Sendo em soma um filme agradável de assisti, mas não marcante.

Anúncios

Seu comentário é sempre bem-vindo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s